Apresentação

As motivações

A inspiração para Pensamentos Marginais veio de um texto de Peter Berger, que li para a matéria de sociologia, no primeiro semestre de Ciências Sociais da UNIFESP. No texto havia indicações de como treinar a imaginação sociológica a partir dos pensamentos e acontecimentos cotidianos. Fatos corriqueiros que muitas vezes nem nos damos conta da importância. Ele sugere a criação de um diário, um estímulo para treinar a escrita - ferramenta fundamental para um cientista social - e a percepção da relação entre “causa e efeito” desses eventos.
Na data atual (09.12.2014), muito adiante do dia da postagem original (6 de Maio de 2008) e já com a graduação concluída, retorno a este blog, reorganizo, edito, excluo e acrescento coisas, mas seguindo a proposta inicial: reflexões sobre o cotidiano, sobre a sociedade e um pouco de mim.
Dentro dessa proposta inicial busco uma ferramenta pessoal, um incentivo para continuar estudando, organizar pensamentos, sentimentos e críticas, que muitas vezes (quase sempre), ficam perdidas em discussões virtuais rasas e com data de validade de 24h. Em suma, cansei das discussões, mais inflamadas que profundas das redes sociais, e resolvi direcionar o tempo - já gasto - para uma escrita que me permita um real aprofundamento crítico, teórico, retórico e o aperfeiçoamento da escrita em si, já que esta tem sido a principal ferramenta para todo trabalho que venho desenvolvendo.

Os objetivos 

Não tenho, nem nunca tive, expectativas de tornar esse blog algo profissional ou receber financeiramente por isso, tampouco estou a procura de prestígio e/ou autoridade única de discurso. Não escrevo pra ser convidada a fazer palestras, não escrevo para me eleger autoridade do que abordo, não escrevo para ser eleita representante ou porta-voz de qualquer causa, ainda que tenha minha postura política e ideológica definida (à esquerda). Preso muito pela liberdade da forma textual, temática, de opinião – ou mudança de opinião – que o não vínculo profissional desse blog me permite. Reservo-me o direito à livre especulação intelectual e a escrita sem data marcada. No entanto, espero que o conteúdo publicado seja útil de alguma forma para pessoas que buscam ler sobre temas comuns aos abordados aqui.
Dito isto, informo que publicarei textos na forma de diário de critica social, como proposto por Berger, e também inspirada pelas colocações de T.W. Adorno no livro O Ensaio como forma. Também publicarei textos que produzi durante a graduação (provas, trabalhos, fichamentos, resumos, etc), fichamentos e resumos das minhas leituras atuais, textos que escrevo agora – em prosa ou verso - e fotografias que capturo por ai. Respectivamente são as seções: Pensamentos, Acadêmico, Contos e Crônicas e Olhares Marginais. Toda essa organização ainda pode mudar conforme eu achar necessário. 

Uma atenção extra ao projeto Olhares Marginais

Este surgiu pouco depois do blog conforme eu aprofundava meu interesse pela fotografia. Pretendia que funcionasse de certa forma independente da questão textual do blog, sendo que ideia inicial era capturar momentos que transitassem entre os problemas sociais e questões sociológicas (assunto abordado também no início da graduação), mas que em geral incitassem alguma reflexão. Com os estudos sobre antropologia visual o interesse pela fotografia como ferramenta discursiva se manteve e também ganhou outras nuances. A primeira galeria foi criada no site Flickr¹, mas naturalmente acabei expandindo os temas fotografados pra além do projeto inicial. Pra, finalmente (!!), levar o objetivo de Olhares Marginais adiante criei a conta olhares_ marginais no Instagram². Pela facilidade da ferramenta com a captura e postagem de fotos com o celular, acredito que esta seja a plataforma ideal pra proposta em questão. 
ENFIM, tendo tudo isso em conta e ainda a constante falta de civilidade virtual de algumas pessoas, lembro que respeito e educação nos comentários são sempre desejáveis e por uma questão de: não sou obrigada e o blog é meu, qualquer comentário ofensivo será, no mínimo, apagado.


Welcome and enjoy the ride.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeito e educação em primeiro lugar.
Feito isso, agradeço o comentário.